Ateísmo cresceu mais que todas as grandes religiões, aponta pesquisa

Os ateus podem ser uma das menores minorias do planeta (menos de 10% da população mundial), mas têm o que comemorar: em um século, o ateísmo cresceu mais que as maiores religiões do globo.

Segundo a pesquisa de Todd Johnson e Brian Grim The World’s Religions in Figures: An Introduction to International Religious Demography, divulgada em 2013, entre os anos 1910 e 2010, o ateísmo cresceu mais que todas as grandes religiões combinadas. Foi um crescimento médio de 6,54% contra 6,14% das religiões mais relevantes: Cristianismo (1,32%), Islamismo (1,97%), Hinduísmo (1,46%), Budismo (1,28%) e Judaísmo (0,11%). Se considerarmos também o agnosticismo, com a também alta taxa de crescimento de 5,45% nesse mesmo período, temos que os não-teístas cresceram quase o dobro que os religiosos tradicionais: 11,99%.

Dentre todas as pesquisadas, o Xintoísmo foi a única religião que teve crescimento negativo (- 1,01), o que não surpreende, já que o Japão é um dos países mais desenvolvidos do planeta e a terceira nação com maior média de QI (105 pontos contra míseros 87 do Brasil1).

Não é de hoje que as religiões vêm perdendo força e fiéis, sua influência diminuindo dia após dia. A definhação das religiões se concretiza a uma taxa mais acelerada a cada ano. Seriam esses dados um indicativo de que, num futuro não muito distante, concretizar-se-á a obliteração absoluta da religiosidade ? Provavelmente, não. Enquanto o ser humano tiver medo, insegurança e dúvidas, a religião estará lá para iludi-lo e dar-lhe falsas esperanças de conforto, salvação e vida eterna.

Confesso que nunca tive tanta vontade de estar errado sobre algo. Não custa nada torcer.

Gráfico ateísmo

A pesquisa completa (393 páginas) pode ser conferida aqui: http://ir.nmu.org.ua/bitstream/handle/123456789/142898/91fd99e8720174b9e7fb47948d29c662.pdf

 

Fontes:

1) https://iq-research.org/en/page/average-iq-by-country
http://www.photius.com/rankings/national_iq_scores_country_ranks.html
https://www.raventest.net/averageiqbycountry.html
http://www.therichest.com/rich-list/top-10-countries-by-highest-average-iq/?view=all

 

© 22 de Janeiro de 2016, por Klaus die Weizerbüken. A cópia deste artigo é permitida mediante crédito ao autor e ligação ao blogue.

 

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 23/01/2016.

Uma resposta to “Ateísmo cresceu mais que todas as grandes religiões, aponta pesquisa”

  1. Muito bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: