Diploma

Reflitam e se questionem: quanto vale um diploma ? E quanto vale o seu ?

Diplomas

(Clique na imagem para ampliá-la. Se não for grande o suficiente para ler o texto, dê um zoom na página do navegador.)

O aluno da esquerda era exemplar: sua menor nota durante os 5 anos de curso foi 7. 8 e 9 eram freqüentes em todo final de semestre, mas foi o 10 que abundou nos boletins. Estava sempre nas aulas, como comprovam seus 99% de presença ao longo dos 10 semestres. Além disso, era extremamente pontual. Na verdade, chegava à sala até antes do início das aulas. Tinha compromisso e responsabilidade, já que nunca deixou de entregar um trabalho, tampouco pediu que prorrogassem o prazo de entrega. Era observador e atencioso; não perdia uma fala dos professores, simplesmente anotava tudo. Aliás, por falar nos professores, eles o adoravam: era o orgulho da sala, o aluno brilhante que queriam exibir para seus colegas de profissão — “ele é meu aluno !”. Participativo, nunca perdia a oportunidade de fazer perguntas relevantes ou comentários pertinentes. Nem é preciso dizer que nunca repetiu nenhuma disciplina, finalizando o curso dentro do prazo esperado.

O aluno da direita odiava o curso. Entrou porque não tinha idéia do que queria fazer da vida e os pais o obrigaram a fazer faculdade (era isso ou sair de casa, e ele não deixaria o conforto do lar). Em vez de ir pra aula, ia pro bar beber com os “amigos”. Nas raras vezes em que assistia às aulas, dormia a maior parte do tempo. Os professores não conheciam sua voz, pois ele nunca abriu a boca na sala. Vivia perdendo prazos para entregas de trabalhos e pesquisas, bem como faltava em dias de prova (porque nem tinha estudado mesmo). Não seria nem necessário dizer que ele tirou notas abaixo da média em quase todas as disciplinas, tendo de refazê-las nos semestres seguintes. Conseguiu passar raspando, mas, no total, isso lhe rendeu 3 anos extras na universidade, motivo pelo qual não se formou com seus colegas de turma. Mas nada disso importa, já que, no fim, ele recebeu um diploma igualzinho ao do “aluno maravilha” acima. Ele mereceu, vai ?

© 25 de Fevereiro de 2015, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada desta charge, incluindo seu texto, pode resultar em pena de morte).

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 01/03/2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: