Frases – Preconceito

Todos os humanos têm preconceitos na medida em que todos formulam conceitos mentais a partir do que é apreendido por seus sentidos. É impossível escapar disso. Quem diz não ter preconceito não sabe a definição da palavra “preconceito” e provavelmente a confunde com “discriminação”, termo relacionado, mas distinto. (12/10 e 20/12/13)

© 21 de Dezembro de 2013, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada desta frase pode resultar em pena de morte).
 

Obs.: sobre isso, aliás, é interessante notar que nossa própria Constituição (1988) não entende direito o significado dos dois termos, como visto no artigo primeiro da Lei Nº 7.716/89: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Quem redigiu a lei provavelmente não se deu conta de que estava contrariando outras leis ao mencionar que “preconceito” será punido. Preconceito é algo mental. Preconceito na prática é discriminação. A discriminação, sim, pode e deve ser punida, mas o preconceito não pode ser punido por ferir a liberdade de pensamento. Todo ser humano tem direito de pensar sobre absolutamente qualquer coisa. Não se pode punir o pensamento. Exemplo babaca: podemos pensar em cometer um crime, mesmo que hediondo. Não podemos ser punidos por isso, apenas por colocá-lo em prática. Essa contradição da Constituição não é, entretanto, novidade: todos que a conhecem, mesmo que minimamente, sabem que há várias contradições e trechos confusos, vagos e/ou subjetivos, sendo que um texto desse porte e relevância deveria ser claro, específico e unívoco. Não é preciso procurar muito para encontrar exemplos disso: nesse mesmo trecho, está contida a palavra “raça”, que só poderia ter sido usada se estivesse referindo-se às raças de animais como um todo, ou seja, o homem não pode discriminar outras raças de animais que vivem neste planeta. Creio que não tenha sido esse o propósito de seu uso, mas sim alertar a respeito da punição da discriminação relativa a raças de seres humanos, que todo cidadão esclarecido sabe não existir. O que existe é a raça humana. A visão de um mundo com seres humanos divididos em raças, classes ou castas é pré-medieval e só contribui para o empecilho do progresso da sociedade global. Sobre os “erros” e as contradições da Constituição e de leis brasileiras diversas, creio que terei de escrever uma postagem inteira só com esse tema. Quem sabe um ensaio para o futuro ?

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 21/12/2013.

2 Respostas to “Frases – Preconceito”

  1. Very good.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: