Erros de Português na Internet – 12

Erro wikipédia 2
Clique na imagem para ampliá-la e melhor apreciá-la.

Fonte: Wikipédia (sai de baixo, que vem chumbo quente. Este site, em língua portuguesa, é fonte inesgotável de erros de quaisquer tipos)
Comentário irônico: às vezes, também esqueço das regras de regência verbal. Ou não.
Comentário gramatical: o verbo “esquecer” (bem como sua contraparte, “lembrar”) tem duas regências distintas: transitiva direta e transitiva indireta. O que define qual das regências será seguida é a “pronominalização” (ou não) do verbo (entre aspas porque pronominalização, de fato, é um outro processo que ocorre com os pronomes, não tendo a ver com o que aqui falo). Se acompanhado de uma partícula pronominal, o verbo será indireto e precisará da preposição “de”. Se não, será direto, ou seja, não precisará de nada, vindo seu objeto direto logo depois. No caso desse informativo da Wikipédia, creio que ficaria feio, quase cacofônico, dizer “ajude-nos a nos esquecer desta campanha”, então eu optaria pela outra solução: ajude-nos a esquecer esta campanha.
Ali embaixo, em vez de “Por favor, nos ajude”, seria melhor que tivessem colocado “Por favor, ajude-nos”. Não é aconselhável começar uma frase com o pronome do caso oblíquo “me”, para a primeira pessoal do singular, então a regra é a mesma para a do plural (nos).

© 14 de Dezembro de 2012, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste texto e/ou desta imagem pode resultar em pena de morte).

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 14/12/2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: