Erros de Português na Internet – 11

Erro wikipédia
Clique na imagem para ampliá-la e melhor apreciá-la.

Fonte: Wikipédia (sai de baixo, que vem chumbo quente. Este site, em língua portuguesa, é fonte inesgotável de erros de quaisquer tipos)
Comentário irônico: se todos os brasileiros que soubessem escrever corretamente, a ignorância gramatical estaria extinta neste país.
Comentário gramatical: ai, ai, ai. Qualquer cidadão em plena consciência que saiba falar português leria esta frase e pensaria “não tem algo errado aqui ? Vou ler de novo…”. Pois é verdade: algo ali não cheira bem; mas não é só passar perfume que resolve, não, temos de tirar aquele “que” que (repetição proposital) está ali sobrando. É um “que” sobejo. Ele deve estar se indagando “o que estou fazendo aqui ? Sinto-me ostracizado nesta frase, nenhuma palavra quer se ligar a mim !”. O pior é que, mesmo tirando o “que”, a frase continua errada. Se ela fosse “a nossa campanha acabaria hoje se todos doassem R$10.”, estaria tudo bem, mas o tradutor (sim, esses anúncios de campanhas da Wikipédia são todos traduzidos do inglês) resolveu inverter a frase, tornando obrigatório o acréscimo de uma vírgula que marca onde a frase foi cortada para realizar a inversão. O correto: Se todos doassem R$10, a nossa campanha acabaria hoje (sinto-me incomodado com esse artigo definido antes de “nossa campanha”. Não há necessidade de especificar, então eu escreveria sem ele mesmo).

© 4 de Dezembro de 2012, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste texto e/ou desta imagem pode resultar em pena de morte).

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 04/12/2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: