Erros de Português na Internet

É com muito orgulho e regozijo que anuncio, hoje, a criação de mais uma categoria de postagens. Em “Correções de Büken (lingüística imagética)”, analisarei, gramaticalmente, imagens provenientes de capturas de telas de sítios diversos. Alguns deles (e.g.: Wikipédia) sempre nos darão material de análise, dada a pouca (ou nenhuma) preocupação com ortografia e regras gramaticais em geral. Sempre que souber, informarei a fonte/origem da imagem; pode parecer antiético, mas o objetivo é fazer o autor do erro passar vergonha mesmo (caso, um dia, veja estas postagens aqui). Quem sabe assim ele não cria vergonha na cara e começa a escrever sua própria língua corretamente ?
Como primeiro exemplo, tente analisar a imagem abaixo (as correções estão no final):

Clique na imagem para ampliá-la e melhor apreciá-la.

Fonte: Anglo Campinas (uma escola !)
Comentário irônico: Não sabia que o MEC inseriu uma nova matéria na grade dos alunos de Ensino Médio… Ou será que confundiram porque a professora de Filosofia de lá chamava-se “Érica” ??
Comentário gramatical: um erro até que simples; óbvia troca do T pelo R, o que costuma-se chamar “erro de digitação” (note que lá em cima está escrito corretamente).

Agora, começamos pra valer:

Clique na imagem para ampliá-la e melhor apreciá-la.

Fonte: AgBook (preparem-se; teremos várias imagens de lá ! É nisso que dá uma empresa ser constituída de funcionários com menos de 30 anos e não contar com revisão profissional)
Comentário irônico: Até onde eu sei, a imagem que eu enviei não me fala “oi”, “boa tarde” nem pergunta como eu estou, então por que esse cumprimento aí ?
Comentário gramatical: erro bem básico. Até achei esse “textículo” bem redigido, mas houve confusão quando o autor se deparou com a questão “com O ou com U ?”. Seria com O, ou seja, a dimensão de algo. Com U, deriva tanto do verbo cumprimentar, quanto do cumprir (e não tem nada a ver com esse contexto). “Comprimento” e “cumprimento” são palavras chamadas parônimas, quando apenas uma letra distingue as duas palavras, mas seus significados são totalmente diferentes. É o mesmo caso dos famosos “soar” e “suar” e “concerto” e “conserto”, que (quase) todo mundo confunde (mas não deveria, pois é muito simples…).

É isso, meus companheiros. Tenho vasto acervo de erros digitais que gostaria, imensamente, de compartilhar com vocês. Em breve, novos erros (na maioria das vezes, uma imagem por artigo) !

© 16 de Outubro de 2012, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste texto e/ou destas imagens pode resultar em pena de morte).

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 16/10/2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: