Considerações sobre o Tempo

Quem autorizou o tempo a passar tão depressa ? Não concordo com isso. Se ando a 32 quilômetros por hora numa via de 30, sou multado. E o tempo ? Quem é que o multa ? Esse picareta está ultrapassando os limites já há tempos (sem trocadilhos !). Parece que ninguém o pega ! Sujeito astuto esse deve ser… Aliás, não sei se por astúcia ou se por uma “mão amiga”, mas esse danado parecer ser inimputável, não é verdade ?! Já perceberam que sempre se safa das encrencas ?? Onde já se viu matar e não ser preso ? É, isso mesmo ! Esse aí mata mais que câncer, álcool e amor ! E fazer tudo envelhecer e enfraquecer ? Será que ele acha isso legal ? Que tal fazer as coisas e pessoas serem perdidas num passado remoto ? A mim, parece-me trágico… Ainda por cima, é um tipo metódico: nunca se esquece de nenhum milésimo. Como ele consegue ? Não sei… Deduzo que deva ser um cara muito obstinado ou doente da cabeça. De todo jeito, como é que fica a questão do “certo” e do “errado” ? Desconfio que a justiça seja amiga do tempo, pois nunca faz nada pra detê-lo e ainda parece acobertá-lo em seus erros… Que tipo de proteção é essa ? Por acaso o tempo está acima da lei ??

Estou farto. Tenho pensado em como derrotá-lo (se é que isso é possível). Já cogitei inúmeras possibilidades e bolei vários planos, mas, até hoje, nenhum me pareceu muito plausível. É que às vezes cansa, sabe ? Até quando ele estará lá – seja lá onde for – a me observar, contando cada passo meu, sincronizando minhas inspirações e expirações a seus segundos ? É de amedrontar qualquer um, principalmente por dizerem que não podemos vencê-lo, que ninguém pode contra o tempo. Sim, já ouvi esse papo, não estou iludido de vitória. Só achei que… talvez alguém conseguisse dar umas lições nesse vigarista, mas, ao que tudo indica, não serei eu esse mártir. Por quê ? Porque não sei se vale a pena… Passar minha vida lutando contra algo que eu sei que, no final, vai me matar ? Não, eu passo minha vez; que venha o próximo !

Começo a pensar, então, se deveria manter essa postura para com ele. Não tenho dó, jamais ! Mas quem sabe o pobre coitado não teve uma infância difícil ou sofreu algum grande trauma na vida ? Vai ver que é por isso que é tão chato… Quem sabe, ainda, obteve um “não” de alguém cujo perdão lhe era imprescindível ? Talvez seja por isso que não perdoa a ninguém; olho por olho, dente por dente. De qualquer forma, todos me dizem pra deixar essa cisma de lado: “isso ainda vai acabar com você !” ou “largue mão disso !”. Hão de estar certos, de fato; talvez não, mas talvez sim… Não sei, não sei… só acho.

Pensando bem… talvez até ele seja bom às vezes; quando nos ajuda a esquecer aquilo que não queremos lembrar, por exemplo. Ou quando nos ajuda a passar por uma fase difícil; ou ao fazer com que tudo siga seu curso natural, sem pressa; ou ao fazer com que nos arrependamos de algo, tendo a chance de refazer e consertar o que está errado antes que nossa passagem por aqui acabe; ou mesmo ao, simplesmente, fazer com que essa passagem por aqui, de fato, acabe (quem quer viver para sempre ?). Tá… talvez tenha exagerado um pouco. Não tenho raiva dele; quero ter, mas não tenho. No fundo, sei que ele só faz o trabalho dele, nada mais. Como diz um velho ditado, “se não pode com eles, junte-se a eles”. Acho que é exatamente isso que farei daqui pra frente. Deixarei a “chatice” de lado e aliar-me-ei ao meu (futuro) ex-inimigo. Quem sabe sendo amigo do tempo ele não possa me conceder um favorzinho fazendo minhas palavras virarem… eternas ?

 

© 19 de Junho/26 de Julho de 2012, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste texto pode resultar em pena de morte).

~ por Klaus die Weizerbüken em 26/07/2012.

Deixe uma Resposta

 
