Gran Farol de Castella

Foi descoberto recentemente um tesouro poético para todos os falantes do português: manuscritos pré-Gutenberg contendo um poema (que aparenta ser uma Cantiga de Amor) representante do trovadorismo tardio de Portugal. Seu local de descoberta é, justamente, o farol que dá nome ao poema, na cidade costeira portuguesa de Castella. Mais que um achado para os arqueólogos pesquisadores da área, este é um presente para a Literatura Portuguesa mundial ! Acompanhe abaixo a respeitável obra:

Gran Farol de Castella
Viste minh’amiga ou aura dela ?
E eu, agora, que faço eu ?

Gran Farol de Formosa
Conheces tu la mi’amorosa ?
E eu, agora, que faço eu ?

Gran Farol de Macau
Avista la mia em perdida nau !
E eu, agora, que faço eu ?

Gran Farol do Pelouro
Acha’quela valente mais qu’ouro !
E eu, agora, que faço eu ?

Gran Farol de Goa, ó Gran Farol de Goa
Morre a mim sem la perla boa !
E eu, agora, que faço eu ?

© 1392 por Guilhermo Vaz (a cópia não-autorizada deste poema pode resultar em pena de morte)

————————————————————

Tradução:

Grande Farol de Castella (em Portugal)
Viu a minha amiga ou a aura dela ?
E eu, o que faço agora ?

Grande Farol de Formosa (ilha Formosa = Taiwan)
Você conhece minha amorosa ?
E eu, o que faço agora ?

Grande Farol de Macau (região da China uma vez sob domínio português)
Aviste a minha em nau perdida ! (nau = antiga embarcação muito semelhante às caravelas)
E eu, o que faço agora ?

Grande Farol do Pelouro (no Brasil)
Ache aquela que vale mais que ouro !
E eu, o que faço agora ?

Grande Farol de Goa, ó Grande Farol de Goa (estado indiano antes sob domínio português)
(eu) Morro sem minha pérola bonita (boa) !
E eu, o que faço agora ?

© 23 de Março de 2012 por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste poema pode resultar em pena de morte)

~ por Klaus die Weizerbüken em 05/04/2012.

Deixe uma Resposta

 
