Clara Dúvida Incerta

        Era uma vez um burro sábio. Na verdade, ele não sabia se era um burro que era sábio ou um sábio que era burro. E sonhava com isso. Era uma dúvida que o acompanhava; como poderia um burro ser sábio ?! E como poderia um sábio ser burro ?! Sua existência passou a ser uma contradição; era nada mais que uma incógnita ambulante e pensante. Passava noites em claro filosofando sobre o tema. Era como se uma parte de sua mente defendesse uma teoria e outra parte defendesse outra, sendo que o veredito seria dado pelo juiz arbitrário total: sua consciência.

        Com o passar do tempo, aquilo foi se tornando uma obsessão. Era só naquilo que conseguia pensar; afinal, sua vida não tinha mais sentido algum se aquela questão não fosse resolvida ! Chegou a um ponto em que teve de procurar ajuda. Foi primeiro a um médico, que o indicou um amigo psicólogo, de confiança. O psicólogo, por sua vez, o indicou a um psiquiatra, que, num gesto de desespero e esperança de resolver o caso, o indicou a um psicanalista. Mas nada disso adiantou. Foi, então, buscar ajuda espiritual, começando pelo padre da paróquia que freqüentava. Ele o aconselhou a ir buscar ajuda em outra religião, uma vez que a dele não permitia pensamentos tão profundos sobre a mente humana e a Ciência. Tentou no centro espírita, mas também não adiantou. Sem esperança, foi procurar filósofos e intelectuais de várias áreas do conhecimento lógico racional, que o aconselharam a desistir da questão, alertando-o de que aquilo poderia levá-lo à loucura.

        Mas estava tudo bem para ele, que acabou desistindo mesmo; afinal, só tinha certeza de duas coisas nesta vida: como era sábio por pensar em tudo aquilo e como era burro por não chegar a uma conclusão !

© 26 de Março de 2010, por Klaus die Weizerbüken (a cópia não-autorizada deste texto pode resultar em pena de morte).

Anúncios

~ por Klaus die Weizerbüken em 26/03/2010.

Uma resposta to “Clara Dúvida Incerta”

  1. Eterna dúvida incerta..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: